quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Mais uma autora no blog...Lucimara Logen Silva, de Santa Catarina, líder do Min Crescendo com Jesus!

Paz do Senhor amados, meu nome é Lucimara Longen Silva e trabalho no ministério infantil da Comunidade Evangélica Luterana Renovada a mais de 10 anos, por muito tempo me sentia cansada e entediada com a forma que ministrava, geralmente lia uma história bíblica e entregava um desenho para as crianças colorir e ficava frustrada por perceber que as crianças não lembravam no outro culto o que havia ministrado. 

Mas como Deus é Deus de renovo, há algum tempo atrás, Ele me mostrou a necessidade de fazer um trabalho diferenciado e com excelência para os nossos pequeninos, pois o diabo investe pesado na vida deles e temos que fazer a diferença na vida das crianças.

Li a seguinte frase “O coração de uma criança é daquele que chegar primeiro?”, e cabe a nós, juntamente com a família, fazer com que Jesus chegue primeiro e faça morada no coração dos nossos pequenos!


E em meio as minhas pesquisas e estudos vi esse quadro que mostra a importância dos RECURSOS VISUAIS para a memorização das crianças:



Alguns afirmam que 80% de nossos conhecimentos nos vêm pelos olhos. Por isso temos que usar o visual certo na hora certa.

O conteúdo que formos ministrar deve girar em torno das ilustrações que vamos aplicar, por este motivo deve ser bem pensada.

Vale lembrar como Jesus fazia, ele ensinava através de Parábola, usava árvores (Mt 21-18-22), moedas Mc 12. 13-17, lavou os pés dos discípulos para demonstrar humildade (Jo 13 1-14), isso sem falar da água, luz, de cidade, de montes, então porque não usarmos a criatividade para ministrar Sua palavra.

Antes de pregarmos sobre determinado assunto que tenha uma ilustração ou visual bacana, devemos treinar bastante, treinar muito, para não correr o risco de durante a mensagem não saber qual material apresentar, temos que passar certeza daquilo que estamos apresentando, as crianças com certeza irão sentir, se estivermos inseguras.

Outro ponto muito importante é o tempo que ministraremos. O tempo de concentração delas é muito pequeno, então a mensagem deverá ter no máximo 10 a 15minutos.

Então, depois de ler tudo isso e aprender com irmãs de outros ministérios, começamos a trabalhar com projetos, quase todo mês, mudamos o tema trabalhado, o primeiro tema que ministramos no ano de 2015 foi:

“O que têm dentro da caixa?”

Decoramos a sala com muitos pontos de interrogações e decoramos quatro caixas, uma para cada semana.


Cada caixa continha uma história Bíblica e a criança só saberia o que tinha na outra caixa se viesse no culto do próximo domingo.

Eu pegava caixa e aguçava a curiosidade, fazendo muitas expressões faciais kkkk elas adoravam, minha primeira caixa foi de "Davi e Golias", então dizia assim:

-- Ai crianças vocês tem certeza que não irão se assustar??? Ele é muitoooo grande!!! (referindo-se ao gigante Golias)

Elas ficavam animadas e curiosas e o melhor de tudo, muito concentradas para ouvirem a lição.



No domingo seguinte Tia Ester trabalhou a História de "Samuel" e como Ana orou a Deus e conseguiu seu milagre...




Tias Márcia e Taís ministraram a história de "Naamã" que foi curado pela lepra




 Tia Alice e Luis ministraram "Jonas e o grande peixe".






Tios e Tias do Ministério Crescendo com Jesus ministrando as lições!







 Ao final de cada projeto as crianças realizam uma apresentação para a igreja!


Agradeço a oportunidade e espero que possa ter contribuído com vocês, o melhor auxílio é o Espírito Santo de Deus, é só pedir e Ele nos capacitará!

Que Deus abençoe cada um de vocês!



Nenhum comentário:

PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AOS AVÓS

👵 PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AOS AVÓS CRIADA PELA TIA PATI GARCIA 👦 Entrada das Crianças e dos adolescentes .......Prelúdio ...