sábado, 30 de janeiro de 2016

Qual é a origem do carnaval




Ele é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades. É provável que as mais importantes festas ancestrais do Carnaval tenham sido as "saturnais", realizadas na Roma antiga em exaltação a Saturno, deus da agricultura. Na época dessa celebração, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas. Havia até mesmo uma espécie de "bisavô" dos atuais carros alegóricos. Eles levavam homens e mulheres nus e eram chamados de carrum navalis, algo como "carro naval", pois tinham formato semelhante a navios. Alguns pesquisadores enxergam aí a origem da palavra carnaval. A maior parte dos especialistas, porém, acha que o termo vem de outra expressão latina: carnem levare, que significa "retirar ou ficar livre da carne".
Isso porque, já na Idade Média, essas velhas festividades pagãs foram incorporadas pela Igreja Católica, passando a marcar os últimos dias de "liberdade" antes das restrições impostas pela Quaresma. Nesse período de penitência para os cristãos (durante os 40 dias antes da Páscoa), o consumo de carne era proibido. A variação da data do Carnaval no calendário se deve justamente à ligação direta com a Páscoa - que, no hemisfério sul, sempre acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono. Determinada a data do feriado cristão, basta retroceder 46 dias no calendário (40 da Quaresma mais seis da Semana Santa) para se chegar à Quarta-Feira de Cinzas. A comemoração do Carnaval adquiriu diferentes formas nos países católicos que mantiveram a celebração. No Brasil, foi grande a influência do "entrudo", uma folia feita em Portugal, onde eram comuns as brincadeiras com água.
Mergulhe nessa
Na livraria:
Carnaval, Rachel Valença, Editora Abril, 2003
Carnaval - Seis Milênios de História, Hiram Araújo, Editora Gryphus, 2003
Na internet
www.carnaxe.com.br/historia/
***  Créditos: Cíntia Cristina da Silva

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Parabéns Tia Rafaelly Oliveira !!!


Hoje nosso blog está em festa !!!



Hoje é aniversário da Tia Rafaelly, a representante da Associação Cristã Pedagógica no Rio de Janeiro. Tia Rafa tem sido fiel ao seu chamado e muito preocupada com a condição das crianças nas igrejas , sem estrutura, sem respaldo e sem apoio daqueles que deveriam se comprometer com a responsabilidade que e o Ministério Infantil.



Atendendo ao chamado que teve em seu coração, deixou seu estágio na marinha para retornar ao Rio de Janeiro e dedicar-se ao Ministério Infantil.

Esposa fiel e temente a Deus, mãe  e mãe de nações, meiga, carinhosa , amorosa, educada, gentil e sempre prestativa a todos que precisam dela, atende as igrejas voluntariamente,dando palestras para pais e professores, treinamento de líderes e participações em ebfs...


Hoje é o dia dela , e nós queremos louvar a Deus pela sua vida, pelo seu chamado, pelo seu ministério. Obrigada Tia Rafa por somar com a nossa vida, missão e visão.









quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Mais uma autora no blog...Lucimara Logen Silva, de Santa Catarina, líder do Min Crescendo com Jesus!

Paz do Senhor amados, meu nome é Lucimara Longen Silva e trabalho no ministério infantil da Comunidade Evangélica Luterana Renovada a mais de 10 anos, por muito tempo me sentia cansada e entediada com a forma que ministrava, geralmente lia uma história bíblica e entregava um desenho para as crianças colorir e ficava frustrada por perceber que as crianças não lembravam no outro culto o que havia ministrado. 

Mas como Deus é Deus de renovo, há algum tempo atrás, Ele me mostrou a necessidade de fazer um trabalho diferenciado e com excelência para os nossos pequeninos, pois o diabo investe pesado na vida deles e temos que fazer a diferença na vida das crianças.

Li a seguinte frase “O coração de uma criança é daquele que chegar primeiro?”, e cabe a nós, juntamente com a família, fazer com que Jesus chegue primeiro e faça morada no coração dos nossos pequenos!


E em meio as minhas pesquisas e estudos vi esse quadro que mostra a importância dos RECURSOS VISUAIS para a memorização das crianças:



Alguns afirmam que 80% de nossos conhecimentos nos vêm pelos olhos. Por isso temos que usar o visual certo na hora certa.

O conteúdo que formos ministrar deve girar em torno das ilustrações que vamos aplicar, por este motivo deve ser bem pensada.

Vale lembrar como Jesus fazia, ele ensinava através de Parábola, usava árvores (Mt 21-18-22), moedas Mc 12. 13-17, lavou os pés dos discípulos para demonstrar humildade (Jo 13 1-14), isso sem falar da água, luz, de cidade, de montes, então porque não usarmos a criatividade para ministrar Sua palavra.

Antes de pregarmos sobre determinado assunto que tenha uma ilustração ou visual bacana, devemos treinar bastante, treinar muito, para não correr o risco de durante a mensagem não saber qual material apresentar, temos que passar certeza daquilo que estamos apresentando, as crianças com certeza irão sentir, se estivermos inseguras.

Outro ponto muito importante é o tempo que ministraremos. O tempo de concentração delas é muito pequeno, então a mensagem deverá ter no máximo 10 a 15minutos.

Então, depois de ler tudo isso e aprender com irmãs de outros ministérios, começamos a trabalhar com projetos, quase todo mês, mudamos o tema trabalhado, o primeiro tema que ministramos no ano de 2015 foi:

“O que têm dentro da caixa?”

Decoramos a sala com muitos pontos de interrogações e decoramos quatro caixas, uma para cada semana.


Cada caixa continha uma história Bíblica e a criança só saberia o que tinha na outra caixa se viesse no culto do próximo domingo.

Eu pegava caixa e aguçava a curiosidade, fazendo muitas expressões faciais kkkk elas adoravam, minha primeira caixa foi de "Davi e Golias", então dizia assim:

-- Ai crianças vocês tem certeza que não irão se assustar??? Ele é muitoooo grande!!! (referindo-se ao gigante Golias)

Elas ficavam animadas e curiosas e o melhor de tudo, muito concentradas para ouvirem a lição.



No domingo seguinte Tia Ester trabalhou a História de "Samuel" e como Ana orou a Deus e conseguiu seu milagre...




Tias Márcia e Taís ministraram a história de "Naamã" que foi curado pela lepra




 Tia Alice e Luis ministraram "Jonas e o grande peixe".






Tios e Tias do Ministério Crescendo com Jesus ministrando as lições!







 Ao final de cada projeto as crianças realizam uma apresentação para a igreja!


Agradeço a oportunidade e espero que possa ter contribuído com vocês, o melhor auxílio é o Espírito Santo de Deus, é só pedir e Ele nos capacitará!

Que Deus abençoe cada um de vocês!



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Seminário da APEC - terceira parte ( final).

Esta é a terceira e última parte do seminário da APEC realizado na Igreja Batista Farol, em Saquarema, pela Tia Keila, representante da APEC no RJ.







Seminário da APEC - segunda parte

Eis a primeira parte do curso da Apec ministrado pela Tia Keila 
( representante da Apec no RJ) que foi ministrado na Igreja Batista Farol em Saquarema.





Seminário da APEC - Primeira Parte.


Eis a primeira parte do curso da Apec ministrado pela Tia Keila ( representante da Apec no RJ) que foi ministrado na Igreja Batista Farol em Saquarema.





O que é Flanelógrafo e como fazer !


Definição

Um flanelógrafo é uma prancha que normalmente é coberta com flanela ou feltro e apoiado em um cavalete. É normalmente usado em aulas de pré-escolar como um instrumento para contar histórias.

Uso

Os professores muitas vezes usam flanelógrafos para aprimorar a narrativa. Eles podem usar imagens dos personagens e outras partes importantes da história para ilustrar enquanto leem. Flanelógrafos também são usados ​​para "representar" canções e poemas. Eles podem ser usados ​​para demonstrar os conceitos de ciência e matemática para crianças pequenas, como o ciclo de um sapo ou borboleta ou adição. Eles também são normalmente usados ​​na escola dominical para contar histórias da Bíblia. Flanelógrafos também podem ser usados em meio aos estudantes de modo que os alunos possam manipular as peças, proporcionando uma aprendizagem prática.

Benefícios

Há muitos benefícios ao usar flanelógrafos na sala de aula. Eles tornam o aprendizado mais visual para os jovens estudantes e os alunos se lembram do que aprenderam melhor. Flanelógrafos são mais rentáveis do que alguns outros auxiliares para sala de aula. Eles podem ser usados ​​repetidas vezes para uma ampla variedade de atividades e você pode facilmente mudar as peças de atividade para atividade. É também fácil de fazer seu próprio flanelógrafo para narrar pedaços de histórias.

Como fazer um flanelógrafo

Fazer o seu próprio flanelógrafo é fácil. Você vai precisar de madeira ou papelão e um pedaço de feltro ou de flanela que seja grande o suficiente para cobrir a frente da prancha e que seja possível enrolar para trás para ser anexado. Pegue o seu pedaço de madeira ou papelão pesado e cubra-o na flanela ou feltro. Anexe o material para trás usando fita adesiva, uma pistola de grampo ou uma pistola de cola quente.

Como fazer peças para flanelógrafo

Você pode fazer pequenas peças de papel ou feltro. As peças de feltro podem ser cortadas e decoradas. Eles não precisam de nada na parte de trás, pois feltro irá grudar com feltro. Para pedaços de papel, use papel pesado, como papel de construção ou cartolina. Pinte-os e depois corte-os. Adicione um pedaço de velcro na parte de trás e está pronto.

Alternativas

Uma alternativa fácil para o uso do flanelógrafo é usar algo com uma superfície magnética, como uma assadeira e colocar fita magnética no verso de suas peças da história, em vez de velcro.
Créditos: www.eshow.com.br

Crie seu próprio flanelógrafo:


Créditos para o Canal: EBI no youtube 





sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A história da menina Bila

A historia da menina Bila

* Realizada pela Tia Lucimara Logen Silva na Igreja Luterana Renovada, em Ituporanga, Santa Catarina.

Bila e uma menina que não se comporta muito bem , ela gosta muito de gritar com as pessoas, fazer caretas dentre outras coisas feias . Mas esse mau comportamento de Bila mostra o que está em seu pequeno coração.
Prestem atenção crianças nesta historia da menina Bila! . Bila é uma menina muito BRAVA, olha só a cara dela. (CARINHA 1)


Ela e impaciente com seus irmãos, briga com todo mundo . E sabem de uma coisa? Ela gosta de fazer tudo do jeito dela, não aceita opinião de ninguém. Isto nos faz lembrar de uma pessoa "rebelde". (A rebeldia não agrada a Deus.)
E quando alguém chama a sua atenção ela começa a CHORAR. (CARINHA 2)




Ela abre o bocão e grita, chora bem alto e faz pirraça. Será que aqui tem gente assim também como Bila???? . Olhem crianças como o coração de Bia esta ficando sujo . (Obs : Pingue iodo na água para ficar escuro)
Sabem o que mais que Bila faz??, a Bila faz uma coisa horrível. (CARINHA 3)




Ela MOSTRA A LÍNGUA para as pessoas, ela faz careta para a sua professora e até para os seus pais. Isto é muito feio, não é mesmo? Mas Bila só faz isso porque não conhece a Palavra de Deus e ela não sabe que lá em Ef 6.1 diz : "Filhos obedeceis a vossos pais no Senhor, pois isto é justo." Ela precisa obedecer aos pais e aqueles que são autoridades na vida dela.
Bila também ainda tem que aprender A NÃO FALAR MENTIRA.(CARINHA 4)


Ela é uma menina mentirosa, mente tanto que ninguém acredita nela. E na Palavra de Deus está escrito que o pai da mentira é o diabo, está em Jo 8.44.
A Bila é uma menina muito MALDOSA. (CARINHA 5)


Ela puxa o cabelo das meninas, da beliscão nos meninos e até chute nos seus colegas. Ela não tem medo de ninguém e não leva desaforo para casa. Olha só a cara dela! ( Obs : Pingue mais iodo na agua ) Assim ela não pode ter amiguinho nenhum, pois quem vai querer ter uma amiga assim?
Vcs acreditam que Bila chegou mais cedo na escola e sem que ninguém a visse ela começou a ROUBAR?
Ela roubava livro na biblioteca e lápis dos colegas borrachas. Fazia td escondido .(CARINHA 6).
Que coisa feia não é Bila? E a bíblia fala que o diabo veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10), .
Num belo dia : (CARINHA 7). Ela foi convidada a ir numa igreja, ela não queria ir, mas depois pensou..."Eu vou fazer muita BAGUNÇA lá."


Mas chegando lá todos a trataram bem, e ela começou a gostar, até cantou com as crianças, ela se sentiu muito importante. A professora contou uma história muito linda, e era a história mais maravilhosa que alguém podia escutar .Esta história está em um livro sem palavras como este aqui (pegue o livro e conte). Você quer ouvi-lá ? Então, preste atenção (na página preta fale sobre os pecados que Bila cometia)
Bila orou RECEBENDO AOS SENHOR JESUS,(CARINHA 8) e se arrependeu das coisas erradas que fazia. Bila reconheceu que o que ela fazia era pecado.



(Obs: coloque água sanitária na água até ficar limpa novamente) (CARINHA 9)


Agora com Jesus no coração ela é diferente....veja o seu coração está limpo!!!! Quando ela faz alguma coisa que desagrada a Deus ela pede perdão. A família de Bila percebeu que ela havia mudado. E na escola também, ela agora mostrava a todos o que Jesus fez em sua vida. Veja como Bila está agora sempre com carinha FELIZ!!! Agora todos gostam dela. E você também pode ser uma pessoa alegre, feliz, obediente. É só realmente entregar sua vida a Jesus e fazer sempre o que agrada a Deus. Como está o seu coração? Será que você precisa pedir perdão hoje pelos seus pecados?



Instruções :
1 - Fazer uma mistura com meia xícara de água e uma colher de chá de maizena, (amido de milho) coloca no fogo para fazer tipo uma gominha, não fica dura, fica ralinha. Coloca água no frasco até a altura do coração, ela ficará transparente. Se você colocar iodo direto, dá certo, mas a água fica marrom e não preta, com essa dica ela fica muito escura e gasta menos iodo. 2 - Na hora que você for colocar cloro, eu aconselho de boa qualidade, porque se não for marca boa, ela não reage. Quando fica claro de novo, as crianças VIBRAM!
Obs. Faça o teste antes.

Tia Lucimara, obrigada de novoooo....Te amamos muito!!!
Deus te abençoe hoje e sempre!!!


Decoração: Fazendo Nuvens

Decoração - Fazendo Nuvens...
Créditos: Fernanda Medeiros, do grupo Conduzindo as Crianças até Jesus
na rede social facebook:


“Primeiro será preciso tempo e paciência rs
Cubra a superfície de onde for trabalhar com mtas folhas.
Junte os balões brancos (bexigas)
no formato e tamanho em que deseja sua nuvem.
Faça uma mistura com água e farinha, bata até ficar homogêneo.
Passe a mistura aos poucos em sua nuvem e a cubra totalmente com tiras grossas de papel jornal ou papel toalha. Ou se achar melhor, mergulhe as tiras de papel na mistura, e junte a nuvem.
De qquer forma ela deve ficar completamente coberta.
( Como feito na imagem )

Deixe secar completamente.
(Este processo pode demorar até 24 horas).
Em seguida, cubra as nuvens com recheio de travesseiro
(fibra de poliéster).
Para fazer isso, use um adesivo spray, pulverize pequenas secções de cada vez, e cole grupo por grupo de recheio. Repita, uma e outra vez, até que a nuvem seja todo coberta. Foi assim que nasceu a minha nuvem.”
Bem, este foi o passo a passo que encontrei desta nuvem pra vcs rs
A cor da nuvem, vai depende da cor da fibra de poliéster...
A cola que ela menciona no texto, acredito que seja a mesma usada em decoupagem, nossa famosa “Cola caseira” pq fica mais macia...
Aqui tem um passo a passo da cola:
http://passoapasso.reciclaedecora.com/…/como-fazer-cola-ca…/
Mas acredito que aquela cola que usamos: A mesma medida de água, para a mesma medida de cola, tbm funcione...
bem, mas não sei neh Emoticon confused_rev rsrs só testando pra ter certeza rs
Mas gtei destas nuvens... achei lindas para decorações, apresentações... enfim,
Foi uma boa ideia Emoticon wink
Fernanda Medeiros

Molde do Alfabeto para seus murais

Pra quem não tem segurança em escrever com sua própria letra em cartazes e murais, apresentamos os moldes para mural doados pela Salinha da Tia Mi ( cujo link está na lateral do nosso blog) , feito com carinho por esta tia que tem inclusive me ajudado muito aqui no blog:

Ao xerocar, amplie ou diminua conforme a dificuldade....



















terça-feira, 12 de janeiro de 2016

EBD x CULTO INFANTIL. Como dividir as crianças???

Dividir as crianças por idade facilita sua aprendizagem na escola bíblica dominical , uma vez que as atividades se desenvolvem de acordo com a maturidade de cada uma.

Nós, educadoras cristãs batistas, dividimos nossas crianças  na ebd da seguinte maneira:

0 a 3 anos: Rol de Bebês - podendo haver uma subdivisão para a turminha de maternal que são os que já andam e falam, ou seja de um ano e meio aos 3 anos completos.

3 a 6 anos: Principiantes.

7 a 9 anos: Primários.

10 a 12 anos: Juniores.

Já no culto infantil, as crianças são agrupadas desta maneira:

3 a 6 anos: Culto dos Menores

7 a 10 anos: Culto dos Maiores

Esse é o ideal da UFMBB - União Feminina Missionária Batista do Brasil, mas é lógico que cada caso é um caso né?Cada igreja é uma única e as pessoas tem seus problemas, suas dificuldades  e sua rotina que só cabe a ela mesma analisar e julgar.

Uma das propostas que mais se aplica a essa divisão para culto infantil entre maiores e menores seria esta coleção com muitos outros temas...Tem o livro dos menores, dos maiores, manual do professor, visuais etc. Eu não ganho nada pra fazer propaganda de ninguém, mas posto o que uso e recomendo.

Dúvidas nos comentários por favor....












Material Feliz com Jesus, por Tia Clarissa Borges













A tia Clarissa é da Assembléia de Deus Carvalhos de Justiça em Miguel Pereira, no RJ.
Deus continue abençoando seu ministério hoje e sempre tia!!








PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AOS AVÓS

👵 PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AOS AVÓS CRIADA PELA TIA PATI GARCIA 👦 Entrada das Crianças e dos adolescentes .......Prelúdio ...