Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2016

Qual é a origem do carnaval

Ele é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades. É provável que as mais importantes festas ancestrais do Carnaval tenham sido as "saturnais", realizadas na Roma antiga em exaltação a Saturno, deus da agricultura. Na época dessa celebração, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas. Havia até mesmo uma espécie de "bisavô" dos atuais carros alegóricos. Eles levavam homens e mulheres nus e eram chamados de carrum navalis, algo como "carro naval", pois tinham formato semelhante a navios. Alguns pesquisadores enxergam aí a origem da palavra carnaval. A maior parte dos especialistas, porém, acha que o termo vem de outra expressão latina: carnem levare, que significa "retirar ou ficar livre da carne". Isso porque, já na Idade Média, essas velhas fe…

Parabéns Tia Rafaelly Oliveira !!!

Hoje nosso blog está em festa !!!



Hoje é aniversário da Tia Rafaelly, a representante da Associação Cristã Pedagógica no Rio de Janeiro. Tia Rafa tem sido fiel ao seu chamado e muito preocupada com a condição das crianças nas igrejas , sem estrutura, sem respaldo e sem apoio daqueles que deveriam se comprometer com a responsabilidade que e o Ministério Infantil.



Atendendo ao chamado que teve em seu coração, deixou seu estágio na marinha para retornar ao Rio de Janeiro e dedicar-se ao Ministério Infantil.

Esposa fiel e temente a Deus, mãe  e mãe de nações, meiga, carinhosa , amorosa, educada, gentil e sempre prestativa a todos que precisam dela, atende as igrejas voluntariamente,dando palestras para pais e professores, treinamento de líderes e participações em ebfs...


Hoje é o dia dela , e nós queremos louvar a Deus pela sua vida, pelo seu chamado, pelo seu ministério. Obrigada Tia Rafa por somar com a nossa vida, missão e visão.









Mais uma autora no blog...Lucimara Logen Silva, de Santa Catarina, líder do Min Crescendo com Jesus!

Paz do Senhor amados, meu nome é Lucimara Longen Silva e trabalho no ministério infantil da Comunidade Evangélica Luterana Renovada a mais de 10 anos, por muito tempo me sentia cansada e entediada com a forma que ministrava, geralmente lia uma história bíblica e entregava um desenho para as crianças colorir e ficava frustrada por perceber que as crianças não lembravam no outro culto o que havia ministrado. 
Mas como Deus é Deus de renovo, há algum tempo atrás, Ele me mostrou a necessidade de fazer um trabalho diferenciado e com excelência para os nossos pequeninos, pois o diabo investe pesado na vida deles e temos que fazer a diferença na vida das crianças.
Li a seguinte frase “O coração de uma criança é daquele que chegar primeiro?”, e cabe a nós, juntamente com a família, fazer com que Jesus chegue primeiro e faça morada no coração dos nossos pequenos!

E em meio as minhas pesquisas e estudos vi esse quadro que mostra a importância dos RECURSOS VISUAIS para a memorização das crianças:


Al…

Como fazer um evento de Páscoa na sua igreja? - Palestra pelo Periscope!

Tia Patricia, falando sobre sua experiência sobre eventos de páscoa nas igrejas com o ministério infantil.
Estamos também no Periscope !!!
Participe!!!



https://www.periscope.tv/w/1yNGaDzvjEXKj




Seminário da APEC - terceira parte ( final).

Esta é a terceira e última parte do seminário da APEC realizado na Igreja Batista Farol, em Saquarema, pela Tia Keila, representante da APEC no RJ.






Seminário da APEC - segunda parte

Eis a primeira parte do curso da Apec ministrado pela Tia Keila 
( representante da Apec no RJ) que foi ministrado na Igreja Batista Farol em Saquarema.





Seminário da APEC - Primeira Parte.

Eis a primeira parte do curso da Apec ministrado pela Tia Keila ( representante da Apec no RJ) que foi ministrado na Igreja Batista Farol em Saquarema.




O que é Flanelógrafo e como fazer !

Definição Um flanelógrafo é uma prancha que normalmente é coberta com flanela ou feltro e apoiado em um cavalete. É normalmente usado em aulas de pré-escolar como um instrumento para contar histórias. Uso Os professores muitas vezes usam flanelógrafos para aprimorar a narrativa. Eles podem usar imagens dos personagens e outras partes importantes da história para ilustrar enquanto leem. Flanelógrafos também são usados ​​para "representar" canções e poemas. Eles podem ser usados ​​para demonstrar os conceitos de ciência e matemática para crianças pequenas, como o ciclo de um sapo ou borboleta ou adição. Eles também são normalmente usados ​​na escola dominical para contar histórias da Bíblia. Flanelógrafos também podem ser usados em meio aos estudantes de modo que os alunos possam manipular as peças, proporcionando uma aprendizagem prática. Benefícios Há muitos benefícios ao usar flanelógrafos na sala de aula. Eles tornam o aprendizado mais visual para os jovens estudantes e o…

A história da menina Bila

A historia da menina Bila
* Realizada pela Tia Lucimara Logen Silva na Igreja Luterana Renovada, em Ituporanga, Santa Catarina.
Bila e uma menina que não se comporta muito bem , ela gosta muito de gritar com as pessoas, fazer caretas dentre outras coisas feias . Mas esse mau comportamento de Bila mostra o que está em seu pequeno coração. Prestem atenção crianças nesta historia da menina Bila! . Bila é uma menina muito BRAVA, olha só a cara dela. (CARINHA 1)

Ela e impaciente com seus irmãos, briga com todo mundo . E sabem de uma coisa? Ela gosta de fazer tudo do jeito dela, não aceita opinião de ninguém. Isto nos faz lembrar de uma pessoa "rebelde". (A rebeldia não agrada a Deus.) E quando alguém chama a sua atenção ela começa a CHORAR. (CARINHA 2)



Ela abre o bocão e grita, chora bem alto e faz pirraça. Será que aqui tem gente assim também como Bila???? . Olhem crianças como o coração de Bia esta ficando sujo . (Obs : Pingue iodo na água para f…

Decoração: Fazendo Nuvens

Decoração - Fazendo Nuvens... Créditos: Fernanda Medeiros, do grupo Conduzindo as Crianças até Jesus na rede social facebook:

“Primeiro será preciso tempo e paciência rs
Cubra a superfície de onde for trabalhar com mtas folhas.
Junte os balões brancos (bexigas)
no formato e tamanho em que deseja sua nuvem.
Faça uma mistura com água e farinha, bata até ficar homogêneo.
Passe a mistura aos poucos em sua nuvem e a cubra totalmente com tiras grossas de papel jornal ou papel toalha. Ou se achar melhor, mergulhe as tiras de papel na mistura, e junte a nuvem.
De qquer forma ela deve ficar completamente coberta.
( Como feito na imagem )

Deixe secar completamente.
(Este processo pode demorar até 24 horas).
Em seguida, cubra as nuvens com recheio de travesseiro
(fibra de poliéster).
Para fazer isso, use um adesivo spray, pulverize pequenas secções de cada vez, e cole grupo por grupo de recheio. Repita, uma e outra vez, até que a nuvem seja todo coberta. Foi assim que nasceu a minha nuvem.” Fonte de texto e im…

Molde do Alfabeto para seus murais

Pra quem não tem segurança em escrever com sua própria letra em cartazes e murais, apresentamos os moldes para mural doados pela Salinha da Tia Mi ( cujo link está na lateral do nosso blog) , feito com carinho por esta tia que tem inclusive me ajudado muito aqui no blog:

Ao xerocar, amplie ou diminua conforme a dificuldade....



















EBD x CULTO INFANTIL. Como dividir as crianças???

Dividir as crianças por idade facilita sua aprendizagem na escola bíblica dominical , uma vez que as atividades se desenvolvem de acordo com a maturidade de cada uma.

Nós, educadoras cristãs batistas, dividimos nossas crianças  na ebd da seguinte maneira:
0 a 3 anos: Rol de Bebês - podendo haver uma subdivisão para a turminha de maternal que são os que já andam e falam, ou seja de um ano e meio aos 3 anos completos.
3 a 6 anos: Principiantes.
7 a 9 anos: Primários.
10 a 12 anos: Juniores.
Já no culto infantil, as crianças são agrupadas desta maneira:
3 a 6 anos: Culto dos Menores
7 a 10 anos: Culto dos Maiores
Esse é o ideal da UFMBB - União Feminina Missionária Batista do Brasil, mas é lógico que cada caso é um caso né?Cada igreja é uma única e as pessoas tem seus problemas, suas dificuldades  e sua rotina que só cabe a ela mesma analisar e julgar.
Uma das propostas que mais se aplica a essa divisão para culto infantil entre maiores e menores seria esta coleção com muitos outros temas...Tem o …

Material Feliz com Jesus, por Tia Clarissa Borges

A tia Clarissa é da Assembléia de Deus Carvalhos de Justiça em Miguel Pereira, no RJ. Deus continue abençoando seu ministério hoje e sempre tia!!